Nova parceria da Microsoft treinará 15.000 trabalhadores para atuarem com inteligência artificial até 2022
A área de notícias da Vokse tem divulgado uma série de iniciativas de empresas e organizações para acelerar a utilização de Inteligência Artificial (IA). Nesta semana, a Microsoft anunciou uma parceria com a instituição de ensino General Assembly (GA) para capacitar 15 mil profissionais para empregos relacionados a IA até 2022. A colaboração prevê a criação de um conselho para o desenvolvimento de padrões de IA a fim de criar credenciais reconhecidas pela indústria e projetar planos de carreira no setor.
A colaboração também prevê o desenvolvimento de uma rede de talentos para ajudar empresas a encontrarem trabalhadores qualificados no setor. O objetivo é “fechar as lacunas de habilidades nos campos crescentes de IA, engenharia de nuvem e dados, aprendizado de máquina, ciência de dados e muito mais”.
Com isso, as instituições esperam melhorar uma lacuna no mercado. Segundo o Fórum Econômico Mundial (FEM), “em 2022 novos papéis podem surgir mais adaptados à nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos”. Jake Schwartz, CEO e cofundador da GA, disse que estamos entrando em uma era de grandes mudanças, talvez até mais transformadoras que a industrialização. “A Microsoft é um parceiro incrível. Desenvolvemos soluções para capacitar as empresas e os trabalhadores a enfrentar essa ruptura de frente”, disse.
Novos padrões de atuação
A nova parceria começará de forma conservadora com duas mil transições de trabalho no primeiro ano. Nos três anos seguintes, os 13 mil trabalhadores remanescentes serão transferidos para seus novos papéis em IA. “Como uma empresa de tecnologia comprometida com a inovação, temos a responsabilidade de ajudar os funcionários a acessar o treinamento de IA para garantir que eles prosperem no local de trabalho de hoje e amanhã”, disse Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de Vendas Globais, Marketing e Operações na Microsoft.
A criação de padrões para as habilidades de IA começará com a Microsoft. Espera-se que outras empresas participem do conselho, que definirá “padrões, desenvolverá avaliações, criará uma estrutura de carreira e uma credencial reconhecida pela indústria para as habilidades de IA” nos próximos seis meses.
Funcionários da Microsoft disseram que também esperam que a colaboração com a GA ajude as empresas a entender os conceitos que envolvem a IA e sua aplicação no espaço de trabalho. Embora o pacote de computação em nuvem da Microsoft, o Azure, seja usado em muitos setores, a gigante de tecnologia anunciou que a maioria dos funcionários não consegue realizar plenamente o potencial do software.