Como vender mais: seis dicas práticas para alavancar os resultados
Um dos maiores desafios estratégicos de uma empresa é a definição de como vender um produto. Se antes os consumidores consideravam menos fatores, como preço e propagandas, hoje possuem ferramentas que permitem levantar informações minuciosas de cada produto, avaliando até mesmo as opiniões de outros clientes.
Uma empresa que tem sucesso nesse processo de vendas costuma aliar normalmente dois pontos: um bom produto e uma boa experiência de consumo, pois seja em transações presenciais ou online, o consumidor espera por essa dupla de características.
Então, se você quer vender mais, é necessário ganhar notoriedade e oferecer além do mínimo. Um dos primeiros passos para isso é conhecer bem o seu potencial cliente. Através de alguns estudos e observações sobre seu público-alvo, é possível aproveitar o melhor de cada situação e garantir resultados satisfatórios no processo de vendas.
Entendendo as motivações do consumidor
Para fazer uma análise efetiva e desenvolver ações que façam com que os possíveis consumidores adquiram um produto, é essencial entender os motivos que levam alguém a consumir alguma coisa. Os quatro principais fatores normalmente são:
- Por necessidade
- Para satisfazer uma vontade
- Para impressionar os outros
- Para a projeção do ser através do ter
Com as informações sobre seu público-alvo, é preciso “pensar fora da caixa” e montar uma estratégia sobre como chegar até ele. Para auxiliar, separamos seis práticas que todo bom vendedor costuma aplicar:
Ofereça um atendimento pessoal e personalizado
A pessoas esperam vivenciar uma experiência nas suas relações de consumo. Estudos de 2017 da Entreprenur Digital mostraram que 56% dos consumidores comprariam de uma marca apenas pelo atendimento recebido, sendo que quanto mais especial elas se sentirem, melhor.
Um ótimo exemplo disso é o case da Coca-cola na campanha de 2015 “Bebendo uma Coca-Cola com” (Share a Coke). Os consumidores adquiriam versões em lata do refrigerante que eventualmente seriam assinadas com o próprio nome. O que é mais personalizado do que um produto com o nosso nome?
Note que, quanto mais personalizada a estratégia, mais pesquisas e mais conhecimento sobre seu público serão necessários. No caso da Coca-Cola, os estudos apontaram a cobertura de quase 90% dos nomes de jovens brasileiros (público da marca). Mas não é preciso ir tão longe para demonstrar as boas intenções de realizar um atendimento diferenciado, pois o cliente busca duas características primordiais::
- ser ouvido
- ter seu problema resolvido
Promova o engajamento
Uma marca capaz de engajar pessoas é uma marca que será lembrada e compartilhada, incluindo em meios não digitais (boca a boca). Pense em maneiras de como o seu negócio pode interagir com seu público-alvo de maneira despretensiosa, como por exemplo a realização de concursos e promoções. Faça com que o marketing social trabalhe por você.
Agradeça
Por mais simples que pareça, agradecer pode ser um importante recurso na relação entre empresa e consumidor, pense no ato como o último contato entre as partes por aquele dia. Seja grato. Recebeu um novo cadastrado na newsletter? Agradeça. O cliente acabou de efetuar uma compra? Agradeça. Não se trata (apenas) de ser educado, mas sim de ser lembrado com uma poderosa e positiva palavra.
Lembrando que, nas relações digitais, como o exemplo da newsletter, esse contato deve ser planejado de maneira diferenciada para que o ato de agradecer seja bem recebido.
Desenvolva um programa de fidelidade
Recompense seus clientes na medida em que eles consomem a marca, isso tornará o seu estabelecimento o preferencial em uma nova compra de produto similar.
No LinkedIn, tenha uma company page, mas interaja com sua conta pessoal
O LinkedIn tem se consolidado como uma das mais importantes redes sociais para negócios, em especial na economia B2B. Se é o seu caso, considere utilizar a rede social em seu benefício. Apesar de importante, uma company page ainda é limitada em relação às funções disponibilizadas pelos perfis. Por isso, lembre-se de criar e manter a company page, porém interagir e fazer networking a partir de um perfil pessoal.
Obtenha Feedbacks
Que tal entrar em contato com o cliente após um período? Obter feedbacks é essencial para para aprimorar as técnicas utilizadas a todo instante. As práticas precisam disso e lembre-se de oferecer um benefício às pessoas que colaborarem, pois seu tempo é valioso.
Quer saber mais? Baixe o nosso e-book de vendas: