Porque ao abrir uma empresa, ou mesmo durante recessões, é preciso coroar o caixa
Você leu certo. O primeiro o primeiro passo para o sucesso financeiro de um empreendimento não é pensar primeiramente em lucro, mas sim entender que o fluxo de caixa é o rei do seu negócio. A gestão desta atividade é uma das tarefas mais desafiadoras, principalmente para as empresas iniciantes.
Mesmo mantendo-se fiel ao seu orçamento de abertura, demora para a operação alcançar um nível alto o suficiente para gerar um fluxo de caixa positivo. Mas esse é o momento de manter a calma e entender que, ao coroar o caixa como rei você está se blindando e garantindo que não se tornará um vassalo do fluxo negativo.
O caixa é a disponibilidade de dinheiro
Ou seja, o resultado do lucro ou prejuízo gerado pelo negócio já ajustado pelas variações de capital de giro — prazos de pagamento e recebimento de contas a pagar, contas a receber e despesas — deduzidos os investimentos, dividendos e amortização de empréstimos e adicionado as contribuições de capital e empréstimos recebidos. Por isso, ao coroá-lo como rei o empreendedor precisa ter total controle deste, mapeando as entradas e saídas de recursos, prazos e estimativas.
Quando a economia está estabilizada, as empresas deixam esta gestão de lado e focam no lucro. Isto porque, mesmo para as iniciantes, o crédito é barato, abundante e as companhias com fluxo de caixa fraco operam usando linhas de crédito de curto prazo.
Em tempos de recessão a história é outra
É em cenários de crise que o lucro pula para o banco de trás e é hora de pensar em estratégias – e elas começam quando o fluxo de caixa vira a prioridade central.
Para novos negócios, talvez isso represente fazer um aluguel de equipamentos ao invés de compra, ou mesmo adquirir materiais de segunda mão, por um preço menor. Escolher fornecedores que ofereçam maior prazo de crédito, mesmo que seja necessário pagar um pouco mais por isso, é outra ideia.
O importante é que o empreendedor tenha esse mindset muito claro, de preferência no momento em que está traçando seu plano de negócios. E lembrar-se que o lucro é um conceito abstrato baseado nos custos incorridos em relação à receita gerada durante um dado período, o que na prática pode levar a períodos com falta de caixa.
Por isso, se antecipar é essencial para evitar temporadas de fluxo negativo e coroar o caixa como rei logo no início da jornada empreendedora é via de regra para o sucesso.